Grêmio vence América de Cali na estreia
- Luiz Henrique Berger
- 4 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
* Alexandre Patz Hein
O tricolor gaúcho foi até a Colômbia para fazer seu primeiro jogo na Copa Libertadores de 2020 e saiu vitorioso. A equipe de Renato Portaluppi receberá o Internacional na Arena semana que vem para fazer o primeiro clássico Grenal da história em uma Libertadores. Renato mandou a campo uma equipe similar a da semifinal e da final do Gauchão: Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique formaram o meio de campo e Caio Henrique entrou na vaga de Cortez.
A estratégia do treinador deu certo e o tricolor controlou o jogo a partir das movimentações dos seus volantes. Quando os três se aproximavam e jogavam a toques curtos o Grêmio mantinha a bola e tinha nos seus pontas e laterais a amplitude necessária para atacar seu adversário, que ficava longe da meta de Vanderlei. O tricolor controlou bem o primeiro tempo até os 35 minutos. Abriu o placar aos 14 minutos com Vitor Ferraz em posição irregular, após aproveitar uma sobra de bola em cobrança de falta. Um lance de sorte. O gol deu ânimo a equipe do Grêmio, que passou a atacar com mais facilidade. Perdeu boa chance com Éverton que recebeu de Diego Souza e saiu cara a cara pela esquerda. E também com Maicon, após receber cruzamento de Alisson.
O America pouco ameaçou até então, mas empurrado por sua torcida e pela boa atuação do camisa 7, Pisano, quase chegou ao empate. Vanderlei e o poste direito salvaram o Grêmio.
Depois do intervalo, Renato voltou com Thaciano no lugar de Maicon. Thaciano nem chegou a tocar na bola e o Grêmio – mais concentrado que no final da primeira etapa – ampliou o marcador com Matheus Henrique, na jogada mais bonita da partida. O volante do Grêmio atraiu a marcação do adversário no meio de campo, driblou e avançou para o ataque onde serviu Éverton, que foi para cima de três marcadores e devolveu a Matheus Henrique que com a perna direita acertou belo chute de fora da área. O gol “matou” a equipe do América. A partir daí o jogo ficou ruim. O adversário não mostrava forças para reagir e o Grêmio queria se resguardar.
O tricolor poderia ampliar o marcador se continuasse atacando, mas preferiu poupar seus jogadores e somente tocar a bola na defesa. O América tentou em cruzamentos e chutes de longe, mas Vanderlei pouco trabalhou na segunda etapa. Fim de jogo e os 3 pontos ficaram com o Grêmio. Foi uma boa estreia do tricolor gaúcho por ter saído vitorioso e porque não precisou gastar muitas energias fora de casa. Para encontros futuros e contra equipes mais qualificadas, o Grêmio não pode dar chances para o adversário gostar do jogo e deve buscar se defender melhor. Dentro da ideia de jogo do Grêmio, se defender melhor pode ser buscar o(s) gol(s) os 90 minutos da partida, agredindo o adversário e mantendo-o longe da meta tricolor.
Não há muito o que comemorar pois é apenas o início da competição e na semana que vem o Grêmio enfrenta seu rival, que também saiu vitorioso na primeira rodada, em casa. Uma partida onde ambas as equipes serão muito mais exigidas e o nível de jogo e de entrega não será igual ao da estreia.
*Mestrando em Ciências do Movimento Humano na UFRGS. Bacharel em Educação Física pela UFRGS; treinador da equipe de Futsal Masculino da UFRGS e personal trainer voltado ao treinamento esportivo. Ex atleta de futebol e futsal,apaixonado pelo jogo bem jogado.
Comments