top of page
  • Foto do escritorLuiz Henrique Berger

Iniciam gravações do documentário Posso Jogar?, sobre o futebol feminino em Ijuí


Kelen segura uma bola de futebol enquanto olha para o lado


 "Estamos muito orgulhosos de apresentar um projeto especial: o documentário ‘Posso Jogar?: o Futebol Feminino como Resistência’. Aos poucos, estamos nos aprofundando nesse tema e nos apaixonando ainda mais. A partir de agora, vamos explorar o Futebol Feminino em Ijuí, com suas histórias, dificuldades, sonhos e desejos". Assim, se manifestou a diretora da Agência de Comunicação Terra Vermelha, Rosana Berwanger, para quem, é objetivo contar "momentos de glória, mas também toda dificuldade que as mulheres e meninas enfrentaram e enfrentam nesse percurso".


Na fase em que se encontra o trabalho, a partir da pesquisa, da busca de imagens e gravação de entrevistas, se percebe a necessidade de "fazermos uma escuta atenta não somente a respeito do esporte escolhido por elas, mas os “muros” que precisaram ser derrubados, as “batalhas” enfrentadas, as posições contrárias dentro de casa, carregadas de intransigência e por que não dizer intolerância e abusos praticados", reforça a diretora da Terra Vermelha.

 


Thiago, Luis, Kelen e Rosana abraçados.

Entendemos ser fundamental uma publicização maior do futebol feminino no município, um olhar para quem se organiza como time, os percalços para quem tenta dar os primeiros chutes e tem relatos a fazer. E para aquela menina que ainda enfrenta resistência saber que não está sozinha, diz Rosana Berwanger.

Por mais de 40 anos o Futebol Feminino foi proibido no Brasil e, quando liberado, teve forte componente sexista, além do preconceito e descaso por parte da mídia e dos torcedores.


Pouco ou quase nada foi dito ou escrito sobre a história do Futebol Feminino em Ijuí e na região e por isso, neste documentário, caberá a elas – as protagonistas – contar como é a vida de atletas da atualidade e do passado.


A equipe responsável pelo documentário Posso Jogar?, logo entende, a partir dos primeiros debates sobre o assunto, que o futebol praticado por atletas mulheres necessita maior visibilidade e valorização. São inúmeros desafios que fazem dessas mulheres verdadeiras ativistas do esporte.



Com o objetivo de socializar essas histórias, é que foi apresentado e aprovado o Projeto, para contar as narrativas de mulheres e as etapas superadas “até entrar em campo”. E o quanto ainda há para ser enfrentado.

A fase atual é de execução e gravações, com mais de uma dezena de entrevistas já realizada. " Já localizamos algumas ex atletas, que devem ser as pioneiras, mas a pesquisa segue", diz o jornalista Luiz Henrique Berger, do Projeto Tempo Todo.


Ele defende que numa cidade que vive o esporte em geral, e o futebol especialmente, com grande interesse, o futsal e o futebol de mulheres merece ser contado, até como forma de incentivo à prática, que se percebe, é crescente.


Meninas seguem superando limites impostos dentro de casa e fora, ultrapassando barreiras, em uma caminhada que só não se apresenta ainda mais difícil pela visibilidade e crescimento que as competições femininas nacional e estaduais tem tido por parte da mídia.


Gravação com uma menina em uma quadra de futsal.

Socializar essa realidade para estudantes de escolas locais é um dos propósitos do documentário – Posso Jogar?, mostrando a rotina desafiadora, apresentando alternativas e compartilhando o tema para debate.   

Apresentar o documentário com posterior debate em, no mínimo 14 escolas do ensino Fundamental e EJA do Município além de veicular nas redes sociais é o compromisso assumido já com o Secretaria de Educação, anuncia a diretora da Terra Vermelha.



O Projeto foi aprovado através do Chamamento Público 01/2023 – Audiovisual.

Financiamento Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura Brasil – União e Reconstrução.

Apoio: Prefeitura Municipal de Ijuí, Comuci e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí.



Faixa com logotipos dos apoiadores, planejadores e realizadores do projeto

89 visualizações0 comentário

QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
bottom of page