top of page

Grêmio vence Pelotas na volta de Jean Pyerre

  • Foto do escritor: Luiz Henrique Berger
    Luiz Henrique Berger
  • 9 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura


* Alexandre Patz Hein


Sob forte calor na tarde de domingo o Grêmio foi até Pelotas e saiu com os 3 pontos. Renato Portaluppi poupou seus titulares, já visando o GreNal da quinta feira e pode dar mais minutos a jogadores que serão importantes na temporada. O jogo também marcou o retorno – após quase 6 meses parado – de Jean Pierre aos gramados.

Vamos ao jogo com uma análise diferente da corriqueira. Apesar de não ter um grande peso para o tricolor de Porto Alegre, a partida mostrou uma máxima do futebol que poucos se importam mas que faz uma grande diferença em campo: o detalhe. Lances que passam despercebidos durante a partida são determinantes para o resultado do jogo, quer seja a vitória, a derrota ou o empate. E darei exemplos disso. O Grêmio abriu o placar aos 2 minutos de jogo após lindo lançamento de Darlan para Pepê, que aproveitou os espaços deixados pelo Pelotas, arrancou, recebeu e chutou marcando um bonito gol. Mas onde está o detalhe? A jogada do gol só acontece pois Orejuela - ao cortar um lançamento na defesa do Grêmio - opta por passar a bola de cabeça para Paulo Miranda, onde o “mais fácil e normal no futebol” seria ter devolvido a bola para o Pelotas com um cabeceio longo ou um corte para fora e o jogo seguiria sem ninguém perceber isto. Detalhe. O Grêmio foi superior durante o jogo, apesar de ter sofrido uma bola na trave logo após sair na frente do marcador e ter oferecido contra ataques perigosos para o Pelotas. Chegarei ao detalhe logo, logo. Darlan e Thaciano fizeram uma boa partida, controlavam a bola e os espaços utilizando principalmente Pepê e Patrick pelas pontas. Luciano e Thiago Neves estavam apagados e principalmente em erros de ataque do Grêmio, onde o preciosismo, a falta de leitura e a precipitação na escolha do acabamento das jogadas proporcionavam contra ataques perigosos ao Pelotas. Quem está um pouco desatento ao jogo e só vê os contra ataques, criticaria o sistema defensivo do Grêmio. Mas o detalhe no ataque (o passe mal feito, o preciosismo, etc) era o que proporcionava isto acontecer. Da mesma forma a principal defesa de Paulo Victor na partida após cabeçada à queima roupa. O lance é originado em uma falta de pouca inteligência feita por Paulo Miranda na lateral direita, lance esse que provavelmente será esquecido por quem estava assistindo. Mais um detalhe de jogo. O adversário estava de costas para o gol do Grêmio, o zagueiro chega atropelando e acaba oferecendo uma cobrança de falta para área. Se Paulo Miranda cerca o adversário, oferece a lateral, nada aconteceria ou a probabilidade de algo acontecer seria muito baixa. Mas Paulo Victor salvou o Grêmio e não deixou o detalhe virar gol. Tirando os detalhes, o Grêmio foi superior ao Pelotas. Ofereceu mais perigo e pode dar mais minutos a jogadores que estão precisando de campo, como Darlan, Thaciano e Pepê que se destacaram e conduziram a vitória tricolor. A melhor notícia para o torcedor é o retorno de Jean Pierre, ele jogou cerca de 35 minutos e foi bem. Dentro de semanas deve estar 100% e se juntará a Maicon, Matheus Henrique ou Lucas Silva no meio de campo do Grêmio. Três pontos na bagagem, atenção aos detalhes e até a próxima análise


*Mestrando em Ciências do Movimento Humano na UFRGS. Bacharel em Educação Física pela UFRGS; treinador da equipe de Futsal Masculino da UFRGS e personal trainer voltado ao treinamento esportivo. Ex atleta de futebol e futsal,apaixonado pelo jogo bem jogado.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
LOGO-08.png
bottom of page