Triatleta ijuiense conta detalhes e experiência sobre o esporte
- Gabriel Jaskulski
- 1 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

O triatlo é uma modalidade esportiva que consiste na união de três esportes: natação, ciclismo e corrida. O objetivo é ser o primeiro a percorrer determinadas distâncias nadando, em seguida pedalando e por fim cruzando a linha de chegada correndo. Um dos atletas deste desporto é o ijuiense Marco Tulio Thomé da Cruz, que praticou a sua primeira prova em Passo Fundo, no ano de 2018.
Existem inúmeras provas de triatlo, que se diferenciam pelas distâncias percorridas. As provas mais famosas são: Sprint (750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida); Triatlo Olímpico (1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida); Meio-Ironman ou Ironman 70.3 (1.9 quilômetros de natação , 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida); e Ironman (3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida.
Tulio conta que ingressou no esporte sem passar pelas etapas preliminares, indo competir já a uma distância considerável. “Eu comecei a praticar não da maneira mais correta, digamos assim, que seria das menores para as maiores distâncias. Eu já comecei no 70.3. Isso porque a gente não tem provas perto de Ijuí e a mais próxima é uma prova recreativa em Passo Fundo”, destaca.
Apesar de estar a pouco mais de cinco anos praticando a modalidade, Tulio conta diariamente realiza exercícios ou atividades que remetem ao esporte. “Tenho cerca de 7 provas, mas é muito treino. Embora tenho poucas provas estou em contato diário com o esporte. Eu tenho o acompanhamento de um técnico especialista em Triatlo”, afirma.
Tulio conta também que esse acompanhamento ocorre de forma remota, mas que há em Ijuí outros profissionais que auxiliam na sua preparação. “Ele me passa os treinamentos diários, não há nenhum dia que não tem. Além disso, tenho meus treinadores presenciais de treinamento funcional ou integrado, pilates e outro treinamento isolado de musculação”, salienta.
Sua próxima competição será em Caxias do Sul, em março de 2024. “Eu ainda não decidi a modalidade que vou disputar se o triatlo sprint ou o triatlo olímpico. Vamos fechar o ano sem lesões e posteriormente vamos projetar 2024”, finaliza.
Comments