top of page

São Luiz x Grêmio na história: 45 jogos, ampla vantagem tricolor, mas Rubro tem conquista emblemática em 1991 e goleada na Baixada em 2013

  • Foto do escritor: Luiz Henrique Berger
    Luiz Henrique Berger
  • 28 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

ree
São Luiz x Grêmio em 1973


São Luiz e Grêmio no Estádio 19 de Outubro é sempre um momento especial para torcedores e imprensa relembrarem jogos históricos entre os dois clubes da 1ª divisão gaúcha.


São 50 anos de embates entre rubros e tricolores. Desde 1973, quando tudo começou até 2024, Grêmio e São Luiz se enfrentaram 45 vezes. A vantagem é gremista, com 24 vitórias. O São Luiz ganhou 4 vezes. Houve 17 empates.


ree

O primeiro encontro foi festivo, de inauguração do pavilhão, o mesmo que hoje irá receber uma multidão e que, exemplarmente, vai mostrar para todo o Brasil que é possível conviver com a torcida adversária. Esse, pelo menos, é o desafio dado a quem comprou um ingresso no pavilhão ou nas cadeiras ou é sócio rubro. Haverá torcida mista, ao contrário da geral, que recebeu uma divisória, inclusive com a colocação de um tapume, impedindo que torcedores que ficam mais próximos se enxerguem.


O primeiro jogo em 1º de maio de 1973 teve placar de 2x1 para o Grêmio. Pelas fotos que estampam esse texto, o leitor pode ver a lotação máxima da Baixada, com um espaço "nobre" aberto para aquela e outras ocasiões especiais: a beira do campo, no lado de dentro do alambrado.


Naquela terça-feira, feriado do Dia do Trabalho, Tarciso abriu o placar para o Grêmio, Maurinho empatou para o São Luiz e Iura anotou o 2x1.


O São Luiz teve: Renato, Nico, Lorival, Thomé e Jair; Arturzinho(João Gilberto), Hélio(Carlinhos) e Raul; Juarez, Maurinho e Nei.


O Grêmio jogou com: Picasso(Jair), Espinosa(Radar), Ancheta, Beto Bacamarte e Domingos; Paulo Sérgio(Jadir), Humberto Ramos e Dirceu(Iura); Tarciso, Mazinho e Loivo.


A história de jogos entre azuis e vermelhos tem ricas passagens. Os mais experientes irão lembrar do gol do centroavante Alcino, de cabeça, em 1976, na goleira da Rua Venâncio Aires. Outros recordam na volta do Rubro em 1986, o amistoso também em Ijuí , com goleada tricolor por 4 a 1, naquele São Luiz quase todo local com Olde, Manta, Jair Galvão, Betinho, Jacaré e Sapinho.


Mais recente, inesquecível na memória do torcedor, a estreia do São Luiz na Arena, em 2013, em jogo de mata, com eliminação nos pênaltis (Danilo Baia bateu para fora), após um 0x0 nos 90 minutos e um pênalti não marcado por Anderson Daronco, cometido pelo zagueiro Bressan no atacante Juba. Eram quartas de final do 1º turno, a chamada Taça Farroupilha.


Na memória de boa parte dos cronistas mais experientes que estarão hoje na Baixada também a maior conquista do São Luiz sobre o Grêmio na história de 45 jogos. Era 20 de julho de 1991, um sábado, no Estádio Olímpico.


Quatro mil, 386 pagantes viram Edmundo aos 34 do 1º tempo receber passe de Betinho, entre os zagueiros Luciano e Vilson, e bater para o gol de Sidmar, garantindo a classificação do São Luiz para a final da Taça Governador do Estado, correspondente ao 2º turno, vencida depois pelo Internacional.

Foi a primeira vez na história que o São Luiz vencia o Grêmio, no jogo de número nove entre ambos.


Goleadas? Não muitas, mas houve 7 a favor do Grêmio e uma conquistada pelo São Luiz em 2013: 4x0, diante de um tricolor com reservas na Baixada. Juba marcou 2, Eraldo e Marcel completaram a goleada contra um Grêmio que tinha no meio campo Léo Gago, Ramiro e Rondinelly.


Cinco jogadores do São Luiz marcaram dois gols contra o Grêmio: Paulinho Santos, Juba, Gustavo Xuxa, Evandro Brito e Negrini.


São Luiz e Grêmio protagonizaram ainda uma decisão nos pênaltis, o que pode se repetir hoje à noite. Foi em 2022, semifinais da Copa Tarciso, com a participação do então chamado time alternativo do Grêmio, antigamente conhecido como Banguzinho. Deu Rubro, com o capitão Paulinho Santos como responsável pela última cobrança.

Antes de bater, Paulinho disse aos companheiros enquanto caminhava em direção à bola:" podem comemorar", contou em entrevista ao Tempo Todo.

 
 
 

Comments


QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
LOGO-08.png
bottom of page