top of page

"São Luiz, São Luiz!"

  • Foto do escritor: Luiz Henrique Berger
    Luiz Henrique Berger
  • 12 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura


Luiz Henrique Berger


ree

O título da Copa FGF é o terceiro conquistado pelo São Luiz nesta competição. Antes da Taça Tarciso, o time da Baixada já havia vencido em 1997 a Copa Galego, contra o Glória, e em 1999 a Copa Mais Fácil, sobre o Santo Ângelo. A conquista veio em nova vitória, de 2x1, sobre o Passo Fundo.

As duas vitórias sobre o Passo Fundo serviram para mostrar a superioridade do time na competição, que o São Luiz entrou para ganhar. Era a palavra de ordem desde o início. Os riscos com mais despesas seriam compensados com a premiação - a vaga na Copa do Brasil de 2023 e um jogo contra o Grêmio na Baixada, na disputa da Recopa, reunindo o Campeão Gaúcho e o Campeão da Copa FGF.

O tempotodo enumerou momentos marcantes da caminhada até o título:


1- O primeiro gol - Logo na estreia, uma coincidência. O gol da difícil vitória sobre o Glória veio numa conclusão de Laion, no segundo tempo, no jogo com o placar mais apertado da primeira fase, de um Rubro que ainda faria duas goleadas na fase inicial. A coincidência foi a semelhança entre o gol de Laion, e um gol marcado por Tarciso, em 1983, jogando a Libertadores pelo Grêmio.


2- Credenciado ao título - A vitória na fase de mata-mata no Cristo Rei, em São Leopoldo, para o técnico William Campos, mostrou as credenciais do São Luiz na briga pelo título. Quebrou um tabu, voltando a vencer o Aimoré, fazendo 100% de aproveitamento contra o adversário do Gauchão e Série D. "Escrevemos nossa história no Clube", disse após a conquista, ainda no gramado do Vermelhão da Serra.

ree


3- Tarciso "presente" na Baixada

ree

No jogo de ida contra o Passo Fundo, a visita ilustre de Marcelo de Souza, o filho do Tarciso Flecha Negra. Na beira do gramado, Marcelo, emocionado ao saber que o pai havia jogado naquele campo e marcado gol na Baixada nos anos 70 contra o São Luiz, disse: "Tenham certeza que meu pai, que está no céu, está presente hoje aqui em Ijuí".


4- " Não existe ser vice" - A frase foi dita por Delmar Blatt no início da Copa FGF. Isso porque, depois de muito debate e convencimento até confirmar participação na competição, estava claro para todos que o Rubro "precisava" trazer a Taça para Ijuí. " E foi muito merecido", avaliou Delmar após a conquista.

ree


5- Baixada iluminada

ree

O jogo contra o Passo Fundo se encaminhava para o final, o São Luiz vencia por 3x1, quando a Organizada Fanáticos da Geral utilizou as lanternas dos celulares, logo recebendo a adesão da geral e pavilhão. Uma linda imagem se formou com milhares de lanternas na Baixada. Torcida Fanáticos que esteve com o Rubro, como diz o torcedor Iuri Krisczun, "nas boas e nas más".



ree

6- O último pênalti - Paulinho Santos, o que passou pela tua cabeça enquanto caminhava para cobrar o quinto pênalti contra o Grêmio, perguntou o repórter. A resposta do capitão: "Olhei para trás, e falei para os guris: Podem comemorar! O camisa 8 teve a incumbência de decidir a partida, batendo firme no canto.

7- Como um felino

ree

O goleiro Fábio, que sofreu um gol em bola defensável contra o Santo Ângelo, quando chamado, fez a sua parte nos demais jogos. Na primeira fase, uma sequência de três defesas impressionantes, com as imagens mostradas Brasil afora. Mas, nas etapas seguintes, a exigência foi aumentando. Contra o Grêmio, uma defesa salvadora no segundo tempo evitou o gol que seria da virada do tricolor. Uma cabeçada de Fernando Henrique tocou no solo e subiu, com Fábio esperando o momento certo para saltar, e com grande qualidade e reflexo, deu um tapa, desviando a bola sobre o travessão.



8- Um presidente pé quente

ree

Menos de um mês antes de começar a Copa FGF, o primeiro vice Gérson Machado dos Santos é surpreendido com a carta de demissão do presidente eleito, Lauro Hass. Sem nenhuma pretensão de assumir cargo de liderança no clube, o ex suplente do Conselho chegou à diretoria na gestão anterior, assumindo a vice presidência de Patrimônio. Na nova gestão, estava decidido a não seguir. Convencido por Hass, ficou como primeiro vice. No dia 21 de agosto, a presidência "caiu no colo" de Machado. "Vou ter que encarar; não posso deixar a turma mal", disse o humilde Machado, presidente que escreve seu nome da história do Rubro como Campeão da Copa FGF.


9 - Olhar tático - O comentarista Alexandre Patz Hein, do tempotodo, viu nos mata matas anteriores um time bem treinado, com comportamentos táticos corretos, boas individualidades e preparado fisicamente. "E, nas finais, tudo isso se confirmou, com duas vitórias incontestáveis".

 
 
 

Kommentare


QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
LOGO-08.png
bottom of page