"Ijuí está vivendo um momento ímpar no ciclismo", diz Leandro Weber
- Luiz Henrique Berger
- 4 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

Ainda repercute o evento sediado no final de semana em Ijuí - o 5 Mountain Bike Cross Country de Ijuí. Foram mais de 2 mil pessoas prestigiando as provas no Parque de Exposições Wanderley Burmann, comemora o presidente da Associação Las Monaretas, responsável pela organização das provas que tiveram a inscrição de ciclistas de 50 municípios do gaúchos e de duas cidades de Santa Catarina.
Carlos José Barboza definiu o evento como magnífico, em relação ao público e participação de atletas. "Não houve intercorrência e o representante da Federação Gaúcha de Ciclismo foi só elogios desde o primeiro dia. Os atletas também se mostraram satisfeitos com a recepção, organização, pista, o ambiente e o Parque", vibra Barboza.
Foram mais de 40 participantes de Ijuí, com presença em praticamente todos os pódiuns.
Um dos destaques foi o vencedor da etapa de Ijuí da prova do regional categoria Elite e segundo colocado na prova válida pelo Campeonato Gaúcho categoria sub 30, Leandro Van Riel Weber, atleta integrante da Associação Las Monaretas. Ele conversou com o tempotodo.com
TEMPO TODO-Que avaliação você faz da prova, do percurso e dos concorrentes?
LEANDRO WEBER-A prova de Ijuí foi muito bem organizada pela Associação de Ciclismo Las Monaretas, a modalidade do evento era Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) e é considerada uma corrida mais técnica, e com isso, a distância total de cada volta era de 4.500 metros e sendo 95% em trilhas e estrada de chão, com vários obstáculos, saltos, rock garden ( muitas pedras grandes), raízes, subidas íngremes e tudo mais. Tivemos competidores de todos os lados do Rio Grande de Sul e também representantes da região Oeste de Santa Catarina presentes em nossa etapa, o que com certeza contribuiu e muito para o alto nível dos atletas.
TT-Qual a importância para Ijuí ao sediar essa etapa ?
LW-O ciclismo por muitos anos estava atrelado à região da serra gaúcha e região metropolitana, pois a Federação Gaúcha de Ciclismo estava instalada nestas regiões. Aos poucos estamos mudando este cenário, uma prova disso é de que Ijuí vem recebendo eventos desta modalidade já faz cerca de 7 a 8 anos, e há 3 anos entrou para o cenário estadual, sediando etapas em 2018, 2019 e 2020 do Campeonato Gaúcho da modalidade, tirando a Federação do ''conforto'', elevando ainda mais o nível técnico dos atletas e exigência na construção da pista, que tem como principal objetivo, oferecer segurança a todos, atletas, públicos, socorristas, staffs. Assim sendo de grau médio de dificuldade, e as partes onde tem um maior nível de dificuldade, sempre há uma segunda opção, para as pessoas que não se sentem seguras em transpor tal obstáculo ou parte da pista.
TT-Como foi tua preparação e qual tua projeção para as demais provas do ano ?
LW-A preparação, é basicamente treinos realizados entre 3 a 5 vezes na semana, na bicicleta mesmo. A ideia para o ano de 2020 é andar o Circuito Tchê de MTB (regional), e algumas etapas do campeonato estadual de MTB e também de ciclismo de estrada. A equipe a qual participo (São João Ciclismo - Passo Fundo) tem como prioridade o Mountain Bike, porém, tem participações em provas de Ciclismo de estrada.
TT-O ciclismo, de um modo geral, cresce em Ijuí ? Já foi mais praticado ? Vive um momento bom ?
LW- O ciclismo de modo geral cresce no mundo todo. Há cerca de 5 anos a bicicleta se tornou um item de lazer muito bem cotado entre os demais, e em Ijuí não é diferente. Apesar de que o relevo de Ijuí possa dificultar as primeiras pedaladas, os grupos de ciclismo, Associações, contribuem para que o esporte se espalhe para mais pessoas, pois um dos principais motivos de começar a pedalar, é a melhora na qualidade de vida, afinal, praticar esportes é saúde, e como na bicicleta não tem impacto, é um esporte muito indicado por vários médicos de diferentes especialidades.
Acredito que Ijuí está vivendo um momento ímpar no ciclismo, uma prova disso é que em 2019 Ijuí teve 3 campeões estaduais de ciclismo. Mas não somente entrando no lado competitivo do esporte, temos a Associação de Ciclismo(Las Monaretas) em Ijuí que está muito ativa, promovendo passeios, cicloturismos, incentivando o uso da bicicleta para que cada vez mais ciclistas adiram ao uso da bicicleta.
Comentários