Escola de futebol CFE dá um passo à frente e cria projeto na categoria sub 15
- Luiz Henrique Berger

- 2 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

O Centro de Formação Esportiva (CFE) vem de uma longa caminhada na formação de futuros atletas em Ijuí. O período que vivemos, de pandemia, obrigou uma parada mas para os gestores do projeto, serviu também para uma profunda avaliação e análise dos passos a serem dados a partir de um novo tempo que se apresenta com a retomada das atividades.
Os experientes professores e ex atletas profissionais Paulo Roberto Wissmann e Osmar Laureano decidiram, em primeiro lugar, gradativamente, ir retomando as atividades, cumprindo os protocolos municipais, mas também entenderam que seria o momento de dar uma atenção especial para a categoria sub 15, com o reforço da equipe de monitores e o oferecimento de um novo sistema de trabalho.
"A ideia é formar para equipes de base de clubes de ponta", diz Osmar Laureano. Os jovens são submetidos a treinos semelhantes aos que são realizados hoje em grandes clubes , como Internacional e Grêmio. No entendimento de Osmar, "os clubes de ponta precisam de atletas que são formados por escolas como o CFE".
Ele explica que os atletas selecionados aqui chegam em um clube profissional já tendo noções claras dos trabalhos a serem realizados, pois são semelhantes ao que realizam no CFE. "É um trabalho próximo ao que é realizado nos grandes clubes".
Um dos reforços do CFE é o professor Anderson Dammer, o técnico da equipe, com dez anos de experiência nas categorias de base do Grêmio. Também cursando Educação Física, o ex zagueiro Eduardo trabalha como auxiliar técnico, além do preparador de goleiros João Corso.
Os jovens selecionados tem treinamentos duas vezes por semana, no Estádio Bertholdo Christmann, a Montanha do Gaúcho, nas terças e quintas-feiras. Para além dos trabalhos técnico-táticos, também é dada ênfase à parte física, como os guris recebendo ainda informações sobre os trabalhos e conceitos de jogo via whatsapp.

"Esse projeto com jovens do sub 15 é aberto à região", observa Paulinho Wissmann, entusiasmado com a nova proposta e a possibilidade de contribuir para a formação de futuros profissionais, uma área à qual tem se dedicado nos últimos anos. A ideia é disputar o Campeonato Gaúcho da categoria, assim que o grupo estiver estruturado.
Na volta após a parada em razão da pandemia, 16 já estão treinando dos 24 que faziam parte. Três jovens que já treinam no CFE serão levados ao Juventude neste mês para avaliação.
Para além do novo projeto do sub 15, Paulinho chama a atenção para a sequência dos trabalhos com a escolinha, e as demais idades, que segue com treinamentos. "A escola de formação segue com suas atividades", observa, com inscrições na faixa dos seis aos 15 anos..
A Escolinha CFE tem atividades na Arena Strieder, nas segundas e quartas-feiras, entre 9h 30 e 11 horas e terças e quintas das 14 horas às 15h30. No Ginásio Rola Bola, às terças e quintas das 9h30 às 11 horas. O Rola Bola passa a ser um novo local de treinamento, iniciando neste mês de agosto
Contatos:
Paulo Wissmann - 98126 5561
Osmar Laureano - 991386746
Eduardo Nascimento - 991190101
João Corso - 991587876































Comentários