top of page

Copa do Brasil em Ijuí: relembre as campanhas do São Luiz na competição

  • Foto do escritor: Gabriel Jaskulski
    Gabriel Jaskulski
  • 19 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

O São Luiz vai disputar novamente a Copa do Brasil, a competição que reúne o maior número de times do país. Desta vez, o Rubro quer dar um passo a mais na competição e, por este motivo, já iniciou sua preparação para a partida que ocorre nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, às 20h30, no estádio 19 de Outubro em Ijuí.


Esta é a quarta vez que o Rubro está na competição e a segunda participação consecutiva. O São Luiz é uma agremiação que vem em uma crescente, mas ainda permanece na parte inferior do Ranking da CBF. Por esse motivo, enfrenta equipes de maior projeção nacional nos confrontos da Copa do Brasil. Portanto, vamos relembrar as participações da equipe na competição.


A estreia


A primeira vez que o Rubro entrou em campo pela Copa do Brasil foi em 2014. A vaga foi conquistada após o São Luiz ser Campeão Gaúcho do Interior em 2013. O adversário na primeira oportunidade foi o Nacional-AM. 


O primeiro jogo ocorreu em Ijuí no dia 12 de março de 2013. O Rubro saiu perdendo, mas Adilson Bahia empatou na sequência. O time amazonense ampliou o placar e novamente o São Luiz empatou, dessa vez com o lateral João Paulo.


O São Luiz foi a campo com Alê, Rodolfo, João Paulo, Thiago Costa, Adãozinho (Ademir Sopa); Mateus Cancian, Aloísio, Fabinho, Adilson Bahia; Elias e Gabriel Mattana (Felipe Alves).


Na época eram duas partidas, uma em casa e outra fora. Portanto, o São Luiz viajou rumo à região norte do país para ser o primeiro clube gaúcho a atuar na Arena Amazônia, em partida que ocorreu dia 9 de abril de 2014. No jogo de volta o Nacional venceu por 2 a 1 e encerrou a participação do Rubro na competição.


Na partida de volta, o São Luiz foi a campo com Fábio Rampi, João Paulo, Rodolfo, Marcel (Catatau), Adãozinho; Márcio Reis, Mateus Cancian (Gabriel Mattana), Lenilson (Mateus Canguçu), Adilson Bahia,;Aloísio e Márcio Bambu. O técnico nas duas partidas foi Alessandro Telles.


ree

Zagueiro Marcel disputa a bola aérea contra defesa adversára. Foto: Adeilson Albuquerque



Duelo alvirrubro contra os Potiguares


Em 2019, o São Luiz fez um grande Campeonato Gaúcho, terminando na quarta posição. A campanha premiou o Rubro a disputar novamente a competição nacional em 2020.


Dessa vez, o adversário foi o América de Natal, dia 5 de fevereiro daquele ano. As equipes alvirrubras não conseguiram tirar o zero do placar, classificando a equipe visitante que só precisava empatar para avançar de fase.


O São Luiz disputou essa partida com Lúcio, Lucas Carvalho (Itaqui), Ramon Baiano, Silvio, Samuel; Maycon Lucas, Tássio, Rafael Carrilho (Polaco); Elias, Jean Carlo (Evérton Júnior) e Michel. Técnico Antônio Picolli.


ree

Mesmo diante de seu torcedor Rubro não conseguiu superar equipe nordestina. Foto: Ricardo Marchetti



Duelo encharcado regional e a primeira vitória


Campeão da Copa FGF de 2022, o Rubro novamente assegurou vaga na Copa do Brasil, desta vez na edição de 2023. O sorteio colocou o Juventude frente a equipe que iniciou com William Campos no comando, mas que foi substituído por Fabiano Daitx.


O técnico, reconhecido pelos esquemas reativos, não escondeu de ninguém a proposta da equipe de primeiro marcar e depois jogar. Do outro lado um expoente da “retranca”, Celso Roth comandou o Papo que precisava somente do empate. Para colaborar com o espetáculo, uma forte chuva caiu na região noroeste do estado gaúcho no dia 23 de fevereiro de 2023, dia da partida, inclusive no horário. 


Com gol de Édipo de cabeça aos 9 minutos do segundo tempo, o Rubro venceu a equipe da serra gaúcha e avançou. Pela primeira vez na história, o São Luiz passava de fase na Copa do Brasil, justo no ano de seus 85 anos de história. Por este motivo, o Rubro jogou com uma camiseta comemorativa a data.


São Luiz: Pablo; Mizael (Lucas Evangelista), Wesley, Ricardo Talheimer e Márcio Goiano;

Felipe Guedes (David Cunha), Paulinho Santos e John Lennon (Willian Amorim);

Jarro (Maurício), Ygor Vinícius e Édipo (Lucas Sampaio). 



ree

Édipo marca, corre e desliza no gramado encharcado segundos depois da fotografia ser tirada. Foto: Ricardo Marchetti


Na segunda fase, o São Luiz foi a Belém enfrentar o tradicional Clube do Remo.


A equipe da casa abriu dois de vantagem de pênalti e com um gol contra. O Rubro até descontou com Negueba de pênalti, mas não conseguiu empatar e foi eliminado na sua terceira e mais longíqua participação na Copa do Brasil.


ree

São Luiz não suportou a pressão e foi eliminado na segunda fase da competição. Foto: Lucas Dornelles.





 
 
 

Comments


QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
LOGO-08.png
bottom of page