Categoria de base do São Luiz é retomada com foco e organização
- Luiz Henrique Berger
- 21 de abr. de 2022
- 3 min de leitura

Para além de se manter na primeira divisão e buscar vagas em Copa do Brasil e Série D, o presidente do São Luiz foi enfático no dia da posse, há quase 3 anos atrás, prometendo empenho para a organização das categorias de base. Lauro Hass, na oportunidade, na Sogi, em meio a cumprimentos e empolgação pós Assembleia, disse que a base era o futuro do Clube.
Quase no apagar das luzes da atual administração, o presidente fez uma demorada negociação com o Centro de Formação Esportiva CFE), oficializando a parceira na semana passada. "É um marco para o São Luiz e para o município", definiu Hass, emocionado. Satisfeito com o desfecho da negociação de três meses com os coordenadores do CFE, Paulo Roberto Wissmann e Osmar Laureano, o presidente reforçou o olhar para o futuro do Rubro, preocupação constante da gestão.

Wissmann chamou a atenção para a diversidade de potenciais atletas na região. Para ele, o biotipo do jovem morador em Ijuí e em municípios do entorno é diferente, pela miscigenação de raças que participaram da colonização da região. "Vejo o São Luiz como time formador", afirmou, acrescentando que sonha com a possibilidade, agora concreta, de formar jogadores para o São Luiz e também para o mercado esportivo nacional.
Osmar Laureano citou as várias escolas de formação esportiva em Ijuí, agradeceu a confiança da direção, frisando que o CFE tem sua própria filosofia na formação de atletas, que prima pela formação do cidadão, para além do potencial atleta que possa vir a se formar. "É preciso também comportamento, bom desempenho escolar", deixou claro o experiente professor.
E o trabalho de campo já iniciou. O sub-17, que já vinha sendo treinado pela equipe dos dois coordenadores, já recebe reforços. E novos serão observados nos dois próximos sábados, em processos de análise no Estádio da Montanha, a partir das 8 horas e 30 minutos.
A pressa também se justifica pois o Campeonato Gaúcho inicia em menos de um mês. Luciano Miron, diretor de futebol do São Luiz e responsável pelas categorias de base, esteve em reunião na Federação, quando houve o sorteio das chaves e confirmação de início para o dia 14 de maio. " Estamos animados e focados para dar a melhor resposta nessa parceira que inicia", disse Luciano.

"Vocês irão vestir uma camisa pesada", frisou o dirigente de futebol.
Na tarde de quarta-feira, Miron esteve na Montanha. Foi apresentado ao grupo de jovens atletas. Deu as boas vindas aos atentos guris de 15 e 16 anos, afirmou que estará ao lado deles para o suporte necessário. "Vocês irão vestir uma camisa pesada", frisou o diretor, observando também que o campeonato será um teste difícil para o Rubro no Grupo 2, composto por Juventude, Caxias, Gaúcho de Passo Fundo, Safurfa de Marau, Farroupilha de Pelotas e Garibaldi.
O técnico da equipe. Anderson Dahmer, ao falar com os atletas na tarde de quarta, procurou chamar a atenção para o lugar onde eles se encontram a partir de agora. "A camisa do São Luiz não caiu em vocês por acaso. Esse momento foi conquistado; mas é um processo, que não é fácil", observou o treinador. Ressaltou também aos meninos a estrutura e a importância do apoio de um clube como nome do São Luiz.

O preparador físico Rodrigo Aosani, outro experiente profissional que já integrava o grupo do CFE, lembrou aos atletas que "subimos a um nível mais alto e vocês precisam ter a noção da fantástica chance que estão recebendo. Honrem essa camisa", pediu ele.
Comments