top of page

Atletas do passado revivem emoções num sábado mágico na Baixada

  • Foto do escritor: Luiz Henrique Berger
    Luiz Henrique Berger
  • 20 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de nov. de 2022



ree

"A casa é de vocês", foi o que ouviram os mais de 30 ex atletas do São Luiz que estiveram no sábado no Estádio 19 de Outubro, para um encontro organizado há meses.

A frase foi dita pelo presidente Gérson Machado dos Santos, recepcionando a todos no vestiário principal da Baixada.


ree

Tendo como marca a solidariedade, com doações de alimentos à APAE, a programação esportiva passou longe de um jogo de futebol, contra um combinado de Catuípe, do goleiro Alemão Burmann.







Em campo, Paulo Gaúcho roubou a cena logo no início, batendo uma falta e acertando o canto esquerdo baixo do goleiro catuipano, para em seguida sair em direção ao pavilhão com o gesto inesquecível de braço direito esticado com o indicador apontando para cima, provocando uma volta ao passado imediata entre os atentos que pararam para assistir a batida, como o vice prefeito Olivar Scherer, observando do alto de sua cadeira de sócio.


ree


Na beira do campo, poucos viram o gol. A "resenha" rolava solta. O ex técnico Pontes lembrava de partida em Caxias, com Leonardo Gaciba dando 5 de acréscimos, até o time da casa empatar um jogo em que o São Luiz vencia por 2 a 1. No outro canto, o professor universitário Doglas Lucas recordava o jogo com o Internacional, em que Olde se lesionou logo nos primeiros minutos, e ele acabou entrando na partida.



O papo na tela também enriquecia o ambiente.


A turma queria saber quem eram alguns "irreconhecíveis", devido as marcas deixadas pelo tempo na cor do cabelo, no peso ou nas feições do rosto trazidas pelos anos.


"Alguns em não via há 20 anos", disse Jânio, ao elogiar a beleza do Estádio, a conquista da Copa FGF. Recordou seus ótimos tempos na Baixada, especialmente, disse ele, o título da

ree

Segundona na virada da década de 90, e a decisão de 91 com o Internacional, com o São Luiz no jogo de ida deixando de vencer o colorado num 0 a 0 inesquecível.









No vestiário, momentos de pura emoção, no reencontro de jogadores que viveram naquele local momentos importantes de suas carreiras. O carinho de Café em Jânio é uma demonstração disso.


ree


O ritual ao fardar-se, o momento de ouvir a fala do sempre capitão Caçula, e a simulação de um gol, narrado por Adelar Amarante e Hélio Lopes, foram também fatos de destaque vividos na tarde do sábado.


Jairo Bolacha, sempre sorridente, recordou momentos vividos no vestiário, agora totalmente reformulado.

ree


ree

Quatro ex goleiros do Rubro estiveram presentes. Dois jogaram: Oneide, o primeiro goleiro do primeiro time júnior do São Luiz, na volta em 86, e Alemão, o suplente de Jânio, estiveram em campo. Já Osvaldo e Jânio foram grandes atrações, por fazerem parte da história do futebol Gaúcho, vestindo camisas importantes como Esportivo, no caso de Jânio, e o Brasil de Pelotas de Osvaldo.


ree

Caçula, que fardou para começar a partida como capitão, em seguida deu lugar a João Batista, o Cabo João, também grande torcedor do Rubro e animado com a campanha na Copa FGF e com a formação da base.



ree

Zé Grüber, à beira do campo, atento em caso de necessidade, foi chamado no segundo tempo. O zagueiro Luciano Vieira necessitou atendimento. Ficou visível a simulação, mas era também um momento de reconhecimento a esse profissional que viveu os anos 90 e segue prestando serviços relevantes ao São luiz.


ree

NA foto: Osvaldo, Zé Gruber e Chico Cebola


Zagueiro que segue em forma, Chico Cebola contou que segue atuando no campeonato de veteranos de Santa Maria. Com impressionante vitalidade, jogou no meio campo, com toques na bola que resultaram em elogios na beira do campo.



Betinho, sempre presente, saiu cedo, com um estiramento. Feliz, dizia: " isso aqui é muito bom". Ele chamou Manta e Zequinha para uma foto, registrada pelo tempotodo.com


ree

Fotos, muitas fotos registrando um momento único, também em campo.


No primeiro tempo:


ree



No segundo tempo:


ree


O técnico e organizador do evento, Cristiano Baggio, não escondeu as "dúvidas" para escalar o time. No papel, flagrado pela reportagem, minutos antes de anunciar a equipe, ainda faltavam nomes.



ree

Baggio, à beira do campo, comandava entradas e saídas, com explicações, descontração e abraços, que se seguiram ao longo da tarde.

Na foto abaixo, o ex lateral Emerson faz o treinador sorrir, acompanhado atentamente por Eder Baier, irmão de Paulo Baier, ausente em razão de curso que realiza na CBF, antes da abertura da temporada no Botafogo de Ribeirão Preto.

ree

Guilherme Macúglia, autor de gol na final da Segundona contra o Guarani de Venâncio Aires em 89, bateu papo com vários ex colegas, falou das perspectivas boas para 2023. Não fardou, mas não escondeu ter curtido a tarde na Baixada.


ree

NA foto: Paulinho Wismann, Guilherme Doglas Lucas


Outros três amigos que o futebol também quiseram registrar o dia especial: Os ex zagueiros João Batista e Valdir e o ex volante Jéferson.


ree

A festa esportiva teve a presença de integrantes de um Projeto social local, com as crianças curtindo a ida ao 19 de Outubro.



ree

ree

 
 
 

Comentarios


QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
LOGO-08.png
bottom of page