top of page

A história do ex-Flamengo Cafu que quer vencer no São Luiz em 2022

  • Foto do escritor: Luiz Henrique Berger
    Luiz Henrique Berger
  • 3 de jan. de 2022
  • 4 min de leitura

Por Fausto Bertoldo/Luiz Henrique Berger


Otacílio Brito Alves é o meia de ligação contratado pelo Esporte Clube São Luiz para a disputa do Gauchão 2022. Quem? Cafu, aí sim. Natural de Niterói (RJ), 26 anos a serem completados no próximo dia 22 de janeiro, toda a formação feita no Flamengo (RJ), passagens pelo exterior (Índia e Portugal), além de atuações pela Portuguesa (RJ), São Bento (SP), Ceará (CE) e, por último, no Esportivo, de Bento Gonçalves (RS), onde disputou a Copinha ano passado. É com ele que o tempotodo.com conversa.



Tempo Todo(TT) - Quem intermediou sua vinda para o Esporte Clube São Luiz?


Cafu - O pessoal do clube entrou em contato com o meu empresário e fechamos o acordo. Venho de cabeça erguida, sabendo o trabalho que tenho de fazer. Agradeço a todos do clube pela recepção, que foi maravilhosa. Agora é focar nos treinamentos, nessa pré- temporada, para chegar bem no campeonato.


TT - Queremos saber um pouco da tua caminhada, da tua base. Foi treinado pelo Zé Ricardo (atual técnico do Vasco), tabelou com o Lucas Paquetá, fez a base no clube que é o sonho de todo jogador, o Flamengo (RJ).


Cafu - A gente trabalhou junto desde novo, tocava bem a bola, o Zé Ricardo foi como um pai pra mim, na época. Ele conversou muito comigo, dizia que eu era "menino maluquinho", mas, graças a Deus, ele me colocou "na linha", e as coisas aconteceram naturalmente.


TT - Em que ano foi isso? Você tem convocação pra seleção brasileira de base, título em Copa do Brasil de base também, relembre um pouco desses fatos interessantes.


Cafu - Isso foi no sub-17, sub-16, a gente trabalhou forte lá, na época ganhamos alguns títulos. Em 2016 ganhamos a Taça São Paulo de futebol júnior, título memorável pra gente. Há pouco tempo o Zé Ricardo me ligou dando os parabéns, ligou para todos jogadores agradecendo pela competição que a gente fez, pelo trabalho sério feito, pelo comprometimento que a gente teve na competição. Foi um momento bastante proveitoso pra gente, pra nossa carreira.


TT - Quantos anos de Flamengo, Cafu?
Cafu - Fiquei 13 anos dentro do Flamengo. Cheguei lá aos 9 anos e fui até o profissional.

TT - Jogou no time de cima?


Cafu - Sim, joguei cinco jogos. Depois comecei a ser emprestado. Foi bom pra mim, comecei a amadurecer no futebol, encontrei pessoas maravilhosas nesses empréstimos, coisas muito importantes aconteceram na minha vida, e só tenho a agradecer por tudo.



TT - Chegou a fazer gol em Copa Rio, Taça Guanabara? Lembra, por favor.


Cafu - Foi um gol que me causou muita emoção, sensação muito boa. O jogo foi em Volta Redonda (RJ). Mas tive também outras passagens muito boas no Ceará (CE), na Índia. Conseguimos subir o Ceará na época (2017), na Índia fomos à semifinal, o clube nunca tinha chegado antes (2017), são fatos que agregam à nossa carreira.


TT - Não tem rotina nessa sua carreira: 13 anos de Flamengo, Ceará, Índia. E depois?


Cafu - Depois fui pra Portugal (Estoril, 2019), voltei, fui pro São Bento (SP) emprestado (2019), de lá para a Portuguesa carioca (2020 e 2021). Após, vim para o Esportivo, aqui do RS (2021), que foi onde abriu as portas pra eu poder vir pra cá, nesse lugar maravilhoso. Creio que as coisas vão acontecer muito bem aqui, estou tranquilo, cabeça boa, só trabalhar e dar o melhor de mim.


TT - Deu pra perceber sua habilidade com a perna esquerda; você é segundo homem no meio ou é o da armação ?


Cafu - Isso, jogo pelo meio tentando ajeitar a bola para os pontas, para os nossos atacantes, para que saiam gols. Às vezes até finalizo de fora da área, finalizo bem até, mas na minha cabeça é ajudar. Se puder ajudar, tô aí.


TT - Hoje o futebol está globalizado, mas o futebol do RJ é mais cadenciado. Você jogou no São Bento (SP), na Índia, imagino a correria, futebol português bastante "pegado". O Gauchão não te assusta, Cafu?


Cafu - (Risos) É verdade, são jogos diferentes, você tem que acostumar com o decorrer da temporada. No Esportivo entendi como é o jogo aqui no sul. Pela passagem que eu tive lá, facilitou bastante pra eu poder vir pra cá e poder jogar um Gauchão, que eu nunca joguei ainda.

"Estão abrindo portas pra eu vir e dar o meu melhor aqui no São Luiz".

TT - E o tempo de "menino maluquinho", foi com quantos anos?


Cafu - Foi na base do Flamengo, uma coisa mais complicada. Eu fui pai bem novo também, um momento bastante difícil, muitas coisas aconteceram na minha vida e muito rápido, tive um momento meio conturbado, mas amadureci muito rápido. Diversas coisas aconteceram na minha vida e fizeram com que eu amadurecesse mais rápido. Mas passou, hoje estou com a cabeça leve, pra poder dar o meu melhor aqui.




TT - Quanto mexeu com você chegar ao profissional do Flamengo, Cafu?


Cafu - É uma sensação incrível, coisa muito maravilhosa, mas é algo que, como falei, ficou no passado. Agora é focar aqui, a cabeça boa aqui, para as coisas acontecerem.


TT - Só mais uma sobre Flamengo: Lucas Paquetá e mais quem naquele time?


Cafu - Matheus Sávio, que está no Japão (Kashiwa Reysol), Matheus Trindade (Náutico), Thiago, goleiro que está no Estoril, Portugal, subiu pra primeira divisão lá, Ronaldo, volante que está no Japão (Shimizu), Felipe Vizeu. São muitos jogadores, todos em lugares bons e seguindo a vida deles.


TT - Você passa a impressão de que está muito a fim de jogar o Gauchão e vendo o São Luiz como uma boa vitrine.


Cafu - Sim, sim. A gente sabe como o futebol está difícil, a pandemia, essa tragédia que teve também para o futebol. Então é uma felicidade imensa poder vir para trabalhar aqui, poder fazer história aqui. Eu venho com a cabeça tranquila pra poder dar o meu melhor, para fazer com que o futebol gaúcho me conheça. Agradeço a todos pelo apoio.

 
 
 

Comentários


QUEM SOMOS

 

Somos um portal de conteúdos sobre o mundo do esporte, com notícias e reportagens produzidas pelo jornalista Luiz Henrique Berger. Fique à vontade para ler nossas postagens, curtir e compartilhar!

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

QUEM SOMOS

CONTATE-NOS

WHATSAPP
(55) 9 9918-9767
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
CONTATO
LOGO-08.png
bottom of page